Marketing digital é sinônimo de atração, ou pelo menos, de intenção de atrair novos clientes para a sua empresa. E dentre os principais canais de conversão existentes hoje em dia, uma clínica veterinária pode se beneficiar de vários deles, alguns já bem difundidos. Confira a seguir qual o melhor canal de marketing digital para conversão e como aumentar sua agenda a partir de uma boa estratégia!
Para começar, vamos compreender o que é um canal de conversão no marketing digital. Cada empresa possui sua própria estratégia e será com base nessa estratégia, que o melhor canal de conversão será definido.
Um canal de conversão é aquele que permite a possibilidade de transformar um visitante em cliente, a partir de um meio virtual. Esses meios são vários, mas em geral o objetivo costuma ser um só: fazer com que o usuário adquira o seu produto ou serviço!
Assim, se o seu negócio visa oferecer um serviço, como consultas com um profissional, seu canal de marketing digital precisa focar em atrair uma audiência para o seu negócio. Saiba mais sobre os principais canais de conversão que você pode usufruir para fazer sua empresa crescer:
Esse é de longe o canal de marketing mais popular e mais utilizado por aí, ainda que o objetivo de marketing ao utilizar uma rede, como Instagram ou Tik Tok, por exemplo, não seja explicitamente converter mas sim facilitar a aproximação do usuário com a marca.
Talvez o maior exemplo de marketing de conversão dentro de uma rede social seja o direct do Instagram. Além de permitir que você conquiste a atenção do cliente com um conteúdo relevante, também é possível estreitar seu contato com ele, encurtando a jornada de marketing.
Se você souber utilizar as redes sociais da sua empresa, será cada vez mais fácil levá-lo para a sua home page e convertê-lo em um lead.
De acordo com dados da plataforma Statista, a média de usuários de e-mail em todo o mundo passa dos 4,147 bilhões. Com esses dados, não é de se surpreender que o e-mail marketing ainda é uma maneira bastante lucrativa de se conseguir leads.
Além do seu baixo custo, esse canal de marketing permite certa flexibilidade de conteúdo. É possível enviar newsletters, conteúdos exclusivos como e-books, promoções especiais e também criar um canal de comunicação direta com o cliente, para esclarecer possíveis dúvidas.
Por fim, o e-mail marketing pode ser operado com o auxílio de ferramentas de disparo, que otimizam o envio automático para várias pessoas ao mesmo tempo.
Já essa é a forma de conversão considerada difícil, porém mais duradoura para uma marca. O tráfego orgânico recebe esse nome pois a popularidade da marca se dá principalmente por meio de buscas realizadas no Google e posicionamento de palavras-chave.
Para um conseguir um bom resultado no tráfego orgânico, é vital que a marca invista em SEO (Search Engine Optimization) e para aplicá-lo devidamente, ter um site considerado amigável, com uma boa programação e bons conteúdos disponíveis, principalmente em blogs é essencial.
Porém, se o seu desejo é alcançar números mais rapidamente, o melhor canal de marketing digital para conversão é o tráfego pago, com o Google Ads sendo a plataforma de anúncios pagos mais popular hoje.
Em plataformas como essa, é possível definir fatores como o objetivo da campanha, público-alvo, formato e orçamento, possibilitando assim que seus anúncios sejam muito mais assertivos. Para saber muito mais sobre o Google Ads, basta clicar aqui.
Agora que você já compreende um pouco mais sobre os principais canais de conversão de marketing, conheça abaixo os fatores a se levar em consideração para escolher o melhor para a sua empresa:
Quem é o seu público-alvo? Conhecer quem irá apresentar interesse no seu produto ou serviço é o primeiro passo para definir o melhor canal de marketing. Suponha que o público-alvo do seu serviço sejam homens com mais de 50 anos, por exemplo. Será que o melhor canal de conversão considerando essa faixa-etária é o Tik Tok ou um talvez um artigo informativo no seu blog?
Considere todos os interesses da sua audiência no momento de mapear o canal de conversão ideal.
E a sua concorrência, o que está fazendo? Fazer o mapeamento dos principais concorrentes também é um passo fundamental para compreender como agir. Afinal, você não está apenas buscando o melhor canal de conversão de marketing digital, mas está tentando entender como criar anúncios que funcionem.
Fazer a análise dos pontos fortes e fracos da sua marca é uma ótima maneira de começar. Perceba onde é necessário melhorar e quais são seus grandes diferenciais. Agora se pergunte: o que sua concorrência anda fazendo e como você pode se inspirar nela para crescer?
Pense no que seus clientes atuais falam sobre a sua empresa. O que mais se destaca? O que você acredita que oferece de uma maneira única?
Conheça os diferenciais do seu produto ou serviço e explore como utilizá-los nos seus anúncios.
Outro ponto importante. Considere quanto dinheiro você possui para investir em anúncios. Geralmente esse dinheiro inclui o pagamento da quantidade de dias que o anúncio será exibido (no caso das plataformas de tráfego pago) mas também, o pagamento de algum profissional de marketing que venha a auxiliar na criação da arte, na redação ou na veiculação do anúncio.
Após o anúncio ser publicado, monitore os resultados diariamente e compare as métricas à medida que os dias forem passando. Somente assim será possível analisar os acertos e pontos de melhoria.
Gostou de conhecer os canais de conversão? Quer saber como decidir o melhor para a sua empresa crescer? Entre em contato com a gente, a E-Vitrine Marketing pode te ajudar a buscar as melhores alternativas para o seu negócio!