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28 de Março 2023

Google Ads ou Inbound Marketing: qual a melhor alternativa?

Saiba aqui onde investir para alavancar o marketing da sua marca e entenda as diferenças entre Inbound Marketing e Google Ads.

Depois de uma busca rápida na internet, é fácil se deparar com a plataforma de publicidade do buscador mais famoso do mundo, o Google Ads, como uma boa alternativa para quem deseja fazer o marketing da própria empresa. Mas será que ele é a melhor opção? 

No artigo de hoje, vamos tentar responder essa pergunta e falaremos também sobre o Inbound Marketing para clínicas veterinárias. Prossiga com a leitura e saiba como escolher:

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, trata-se de um conjunto de estratégias dentro do marketing digital, com foco em conteúdos relevantes e desenvolvimento do relacionamento com o cliente com base no famoso funil de vendas.

Sua diferença em comparação ao marketing mais tradicional, está justamente em como o conceito de atração é trabalhado. 

No Inbound Marketing, o principal foco é educar o cliente, convencendo-o por meio de conteúdos informativos e assim convencê-lo aos poucos, de maneira que ele percorra as etapas do funil de vendas até se tornar um consumidor e propagador da marca. O objetivo é criar confiança primeiro e vender depois. 

Outro ponto importante do Inbound Marketing é a sua intenção de jamais “importunar” o cliente. A ideia é que os interesses do cliente o levem até o conteúdo de determinada marca e não que essa mesma marca interrompa os interesses do cliente. 

Dessa forma, o Inbound Marketing nunca focará em comerciais que passam na televisão entre um programa e outro (tal como ocorre no marketing tradicional), mas sim em conteúdos que possam ser filtrados e consumidos somente quando o público-alvo decida (vide os artigos presentes em blogs e os vídeos do YouTube). 

O que é o Google Ads?

Mas e o Google Ads? Como você já deve imaginar, trata-se da plataforma de anúncios do Google e uma das mais famosas e utilizadas do mundo. 

Por meio dela é possível definir, entre outros fatores, o tipo de anúncio, onde ele será exibido e para quem. Confira no próximo tópico como funciona o Google Ads mais a fundo.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é bem intuitivo e permite que no momento de fazer um anúncio, o médico veterinário faça a escolha certa e que caiba no bolso. Veja o passo a passo de como definir um anúncio no Google Ads:

1. Objetivo da Campanha

Se o seu desejo é fazer um anúncio no Google Ads, o primeiro fator a ser definido é o objetivo de campanha. Deseja atrair mais ligações para a sua clínica? Ou quer que mais pessoas cliquem no conteúdo disponível no seu blog? Defina muito bem essa primeira etapa. 

2. Público da Campanha

Depois, é o momento de definir o seu público-alvo. Detalhes como faixa-etária, localização, renda e até mesmo palavras-chave pesquisadas, podem auxiliar o seu anúncio a chegar mais próximo do seu potencial cliente. 

3. Formato do Anúncio 

Aqui é possível definir como será o seu anúncio, se em formato de imagem, vídeo, texto ou na seção Shopping do Google, por exemplo. 

4. Orçamento

Momento de definir a verba que você está disposto a investir no seu anúncio. Nesse quesito, o Google Ads permite quase todos os tipos de valores e quem define é você. Atualmente é possível anunciar no Google Ads a partir de dez reais por dia. 

5. Publicando o anúncio 

Após todas essas definições, já é possível publicar o seu anúncio. 

6. Acompanhando as métricas

Por fim, é importante fazer um acompanhamento diário dos resultados da sua campanha, para checar se os objetivos estão sendo alcançados. 

Quais são os formatos de anúncio disponíveis no Google Ads?

Uma vez utilizando o Google Ads para os anúncios da sua clínica veterinária, você irá se deparar com uma série de formatos disponíveis. Confira abaixo os principais para o segmento veterinário:

Rede de Pesquisa

Ao optar por esse formato, seu anúncio será exibido em áreas de destaque nas páginas de resultado de busca, sempre que um usuário pesquisar alguma palavra-chave relacionada a sua campanha ou nicho. 

Rede Display

Já esse formato é mostrado em formato de banner, podendo ser animado ou não, e permite mais interatividade. Pode ser visto em sites, blogs, páginas de notícias ou aplicativos parceiros do Google.

Campanha de vídeo (YouTube)

Quando se trata da plataforma de vídeos mais popular do mundo, há algumas opções para fazer anúncios. É possível que um anúncio seja exibido durante os vídeos da plataforma ou como sugestão em meio aos vídeos relacionados. 

Já fora da plataforma, também é possível escolher ainda, por um formato que permite que o anúncio seja veiculado em formato de vídeo em sites e aplicativos do Google, porém não dentro do YouTube. 

Campanha de shopping (Google Shopping)

Essa é a opção ideal para quem vende produtos veterinários. É um formato que se baseia em pesquisas por palavras-chave, assim, caso um tutor busque por “Ração X” e você comercializa tal produto, o seu anúncio será exibido para esse tutor. 

Se a sua clínica veterinária é integrada a um pet shop, por exemplo, e deseja aumentar as vendas do seu pet shop, o Google Shopping é uma excelente alternativa. 

Campanha local

Por fim, para que o local da sua clínica veterinária seja mais conhecido, este é o melhor formato, independente se o seu objetivo é tornar a clínica mais conhecida na região ou atrair mais cliques para o seu contato. 

Leilão do Google Ads: como funciona?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os formatos da plataforma e como ela pode te auxiliar, precisa ficar claro como funciona o leilão do Google Ads. 

Em uma realidade tão vasta e diferente, em que diversas marcas buscam se posicionar o tempo todo, é digitalmente impossível que todas consigam com a mesma eficácia. 

Sabendo dessa quantidade enorme de marcas existentes num mesmo nicho, quando se trata do Google Ads, a inteligência artificial que opera na plataforma, promove uma espécie de leilão, que leva em consideração três fatores para decidir quais anúncios serão exibidos e onde:

  • O valor do lance (quanto o anunciante pagará por clique);
  • A qualidade do anúncio (quão relevante o algoritmo classifica aquele anúncio para o usuário);
  • O impacto esperado (se o formato do anúncio faz sentido para o que o usuário está pesquisando no momento).

Muita gente pode até acreditar que quanto maior o valor, mais a campanha será distribuída e exibida, mas não se esqueça: para o Google, a experiência do usuário sempre estará em primeiro lugar, sendo tão ou até mais importante do que o orçamento investido pelo anunciante. Sendo assim, priorize um anúncio que seja criativo e visualmente atraente. 

Qual a melhor alternativa de marketing para clínicas veterinárias?

Dessa forma, não é fácil precisar qual a melhor alternativa de marketing para uma clínica veterinária. Tudo depende do objetivo do negócio com relação ao marketing. 

Aumentar os leads?

Tornar a marca mais conhecida e confiável sem gastar muito? 

Levar mais clientes ao local da clínica?

Aumentar o engajamento nas redes sociais? 

Estabelecendo esse ponto, fica muito mais fácil se o mais rentável será investir no Google Ads ou no Inbound Marketing. 

É possível integrar Inbound Marketing e Google Ads?

E será possível juntar o melhor dos dois mundos? A resposta é SIM! 

Se o seu desejo é conquistar resultados mais rápidos por meio do Google Ads, mas também trabalhar por uma audiência mais orgânica a médio e longo prazo com o Inbound Marketing, é plenamente possível e ainda, uma ótima maneira de fazer com que o nome da sua clínica veterinária gere muito mais buzz (mas esse termo, a gente comenta em outro artigo, ok?). 

Quer saber como integrar Inbound Marketing e Google Ads? Fale com a E-Vitrine, nossa equipe pode ajudar a sua clínica veterinária a alcançar muito mais clientes! 

 

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