Há quem diga que o SEO (Search Engine Optimization) é o grande segredo por trás do sucesso do tráfego orgânico e isso pode até ser verdade. No entanto, é preciso saber aplicar as técnicas certas para alavancar um negócio. Neste artigo, entenda como fazer SEO para clínicas e hospitais veterinários e como tais técnicas podem auxiliar no seu sucesso!
SEO trata-se de um conjunto de estratégias que visam otimizar um mecanismo de busca para atrair leads de maneira orgânica e qualificada. Em outras palavras, é o trabalho empenhado para que o site de uma empresa ganhe destaque nas sugestões de resultado da primeira página do Google.
Para o marketing veterinário, o SEO é extremamente valioso. Isso porque, principalmente no caso de clínicas e hospitais veterinários, o marketing costuma ser focado na construção de uma imagem de autoridade, nutrindo a audiência com informações de valor.
Agora pense grande: e se ao invés de simplesmente fazer posts informativos sobre comportamento canino no Instagram, por exemplo, a sua clínica veterinária começa a produzir artigos sobre os mais variados temas ligados às necessidades dos cães, com conteúdo bem mais detalhado e em um local onde as pessoas podem acessá-lo a qualquer momento, como um blog ou um podcast.
Outro ponto que conta a favor do SEO para clínicas e hospitais veterinários é o ganho da confiança do cliente. Afinal, quando a página de uma empresa aparece como sugestão na primeira página do Google
Do mesmo jeito que muita gente reconhece o potencial do SEO enquanto ferramenta de marketing veterinário, há quem o subestime, uma vez que a conquista de tráfego orgânico não é imediatista. Trata-se de uma estratégia de longo prazo e que demanda um fluxo constante.
Não existe receita de bolo quando o assunto é SEO. Mas há alguns meios e ferramentas para aplicá-lo corretamente. Confira a seguir o passo a passo de como fazer SEO para clínicas e hospitais veterinários;
Antes mesmo de definir estratégias para a sua clínica veterinária, estabeleça dois pontos ainda mais importantes: o público-alvo e o objetivo.
O objetivo lhe auxiliará a compreender melhor o que você espera atingir a partir da aplicação das técnicas de SEO. Seu propósito é trazer mais pessoas para o seu site ou fazer com que elas assinem sua newsletter? Vender um curso ou algum serviço da sua clínica veterinária?
Já o público-alvo é referente à fatia de pessoas que você deseja atingir. Onde elas vivem? O que elas estão procurando que somente a sua empresa pode oferecer? Qual a faixa-etária e a renda média delas?
Responda a essas perguntas e você estará bem mais próximo de quem irá chegar a sua clínica ou hospital veterinário por meio do SEO.
Hoje, muitas ferramentas disponíveis no mercado auxiliam uma boa estratégia de SEO, algumas delas inclusive, de maneira gratuita. Confira:
Com ele, dados de um site como origem de tráfego, localização e dispositivo dos visitantes e taxa de rejeição, podem ser analisados em tempo real, o que torna mais fácil compreender as melhorias que um site precisa.
Isso porque, se o Analytics cuida dos dados do site de dentro pra fora, o Search Console auxilia no monitoramento e solução de problemas envolvendo a presença de uma página nos resultados do mecanismo de busca.
Uma das grandes técnicas de SEO envolve a seleção e utilização das palavras-chave certas para ranquear mais facilmente no buscador.
Ferramentas como SEMRush e Ubersuggest podem facilitar este processo, fornecendo um relatório das principais keywords de um nicho de forma gratuita.
Cuidar do SEO de uma clínica ou hospital veterinário não é simples e requer muito estudo de caso e foco na otimização. Sendo assim, é possível começar a aplicar algumas técnicas desde já, como trabalhar as palavras-chave, conforme foi dito no tópico anterior.
No entanto, se o seu objetivo é investir mais pesado nessa área, como o SEO técnico mesmo, o ideal é contratar um profissional para que ele possa lhe auxiliar da melhor maneira, seguindo as diretrizes do Google e deixando sua página bem mais fácil de ser encontrada e indexada.
Outro forte fator de ranqueamento é a constância de um conteúdo. Assim, se a última vez que seu blog teve uma postagem foi há dois anos, talvez seja o momento de rever isto.
Organize-se e busque uma frequência melhor para o tipo de conteúdo que você planeja criar. Conheça bem o seu próprio nicho e tente conferir o que seus concorrentes estão postando (essa dica vale para as redes sociais também!).
Mais uma vez vale lembrar que um profissional de SEO ou conteúdo poderá lhe indicar qual o caminho ideal e cuidar das postagens para você.
Palavras-chave, otimização in e on-page, URL amigável, conteúdo White Hat… são muitos os termos e as boas práticas envolvendo SEO para clínicas e hospitais veterinários.
Conseguir uma boa posição nos resultados do Google é uma verdadeira corrida pelo ouro e necessita de manutenção constante.
Saiba o mínimo de Search Engine Optimization se quiser auxiliar seu site, mas tenha em mente que é preciso dominar as técnicas de SEO para compreender as mudanças recorrentes nas diretrizes do Google e como isso impacta no algoritmo de busca.
Quem acha que SEO e redes sociais não tem qualquer relação entre si está completamente errado.
Até mesmo as grandes marcas que possuem blogs ou podcasts estão constantemente divulgando seus conteúdos no Instagram, Tik Tok e afins. Vale lembrar também o YouTube, que é por si só uma plataforma de publicação de conteúdos e possui suas próprias regras de otimização (mas isso iremos abordar com mais detalhes em outro artigo!).
Tudo é questão de estruturação, produção, publicação e divulgação. Sem um desses quatro pilares, certamente seu conteúdo deixará de receber o tanto de atenção e cliques que poderia. Esteja atento a eles e trabalhe bem a sua presença nas principais redes sociais também!
Ainda tem dúvidas sobre SEO para clínicas e hospitais veterinários? Fale com a E-Vitrine, nossa equipe pode ajudar a sua clínica a alcançar muito mais clientes