Já falamos sobre plano de marketing e como ele é essencial para compreender os objetivos de um negócio e quais são os meios disponíveis para atingi-los. Hoje, falaremos um pouco sobre o funil de vendas, qual a sua importância para uma clínica veterinária e quais as etapas para o seu negócio pet deslanchar!
Funil de vendas trata-se de uma estratégia dividida em etapas, que visa trabalhar toda a jornada de um cliente em potencial, desde o primeiro contato com a marca até a concretização da venda ou do processo de retenção.
Nenhum processo de retenção de clientes é simples e nem ocorre de maneira padronizada, mas envolve etapas até que o cliente finalize a compra. No entanto, quando o assunto é o segmento pet, como no caso de clínicas veterinárias, o funil de vendas se modifica um pouco, já que o foco não é vender um produto, mas sim um serviço de saúde.
Confira a seguir as etapas de um funil de vendas e como ele pode ajudar a sua clínica veterinária a crescer neste meio extremamente competitivo:
A parte mais larga do funil e de certa forma, a mais complicada, afinal o seu cliente ainda não faz ideia da existência da sua clínica. É o momento em que você irá “educá-lo” para que ele compreenda que possui um problema, e você, a solução que ele precisa.
Nesta etapa, seu foco será chamar a atenção do seu público-alvo na tentativa de conseguir captar leads, seja por meio de marketing de conteúdo, posts nas redes sociais ou anúncios pagos.
Quais são as dores dos seus clientes e como você pode ajudá-lo? Essa é a hora de mostrar serviço!
A partir dessa etapa, já se tem alguns leads, pois o cliente já compreendeu que possui um problema. Aqui, a empresa oferece potenciais soluções, como dicas e informações de saúde do pet, para alertar ao tutor sobre a importância da marcação de consultas e da vacinação, por exemplo.
Neste momento, o cliente pode entrar em contato com a clínica e solicitar informações. Apesar disso, você deve ter cuidado, pois a ideia não é necessariamente oferecer um serviço a todo custo, mas sim sanar possíveis dúvidas e estabelecer uma relação de confiança e credibilidade.
Se por exemplo, você fez um post falando sobre os sintomas de alguma doença, o cliente pode entrar em contato com a clínica porque identificou tais sintomas no pet dele e quer saber mais a fundo sobre o tratamento. Essa pode até ser uma chance de oferecer os serviços da empresa, no entanto, o foco principal aqui é sanar a dúvida, já que nem sempre esse mesmo cliente em potencial se converterá em um lead.
A parte mais qualificada e também mais difícil de conversão. Porém, se o seu cliente passou por todas as fases até aqui, ele está a um passo de levar o pet na sua clínica.
A essa altura, a pessoa já compreendeu que precisará contratar um serviço para resolver o seu problema, e é aí que o seu time de atendimento entra!
Se você já conseguiu estabelecer uma relação de confiança com o cliente, ele tem todos os motivos para optar pela sua clínica invés da concorrência. É hora de realmente expor os benefícios e diferenciais do seu serviço e porque ele é a melhor opção.
Depois da concretização da compra e da consulta, muitas empresas consideram ainda uma quarta etapa tão importante quanto, a da pós-venda, que consiste em avaliar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.
Até aqui, você já compreendeu as etapas que envolvem o funil de vendas e como ele pode te auxiliar para captar mais clientes. Mas vamos exemplificar um pouco melhor cada uma delas, para não restar dúvidas.
Vamos supor que a sua clínica veterinária tenha um blog com postagens sobre a saúde pet, e o seu cliente em potencial está pesquisando sobre a tosse dos canis, é a parte da consciência.
Ele encontra um artigo com esse tema no seu blog e lendo, ele identifica que o cãozinho dele pode estar com os sintomas da tosse dos canis e que o ideal seria levá-lo para uma consulta, ou seja, ele reconhece que possui um problema.
A partir deste momento, ele pode buscar por algum meio de contato com a sua clínica para se informar sobre os preços ou mesmo, pesquisar as suas redes sociais e a sua reputação enquanto empresa para saber se é um local confiável.
Após marcar e levar o pet para a consulta, a equipe de atendimento da clínica pode pedir que o cliente avalie o serviço prestado, além é claro do acompanhamento necessário do paciente peludo.
É bom ressaltar mais uma vez que nem todo cliente virá a se converter e que a construção de autoridade no seu segmento envolve muita paciência e entrega de resultados que nem sempre vão se transformar em marcação de consultas, mas sim no fornecimento de informações de valor para o cliente.
O principal foco do funil de vendas é segmentar todo o processo, de forma que os resultados tornem-se mais previsíveis em cada etapa e o marketing consiga captar os clientes certos, que estejam alinhados com o objetivo da clínica. Outras vantagens do funil de vendas para este nicho são:
Ao traçar toda a jornada do cliente em etapas, é possível ter uma noção do nível de efetividade de cada estratégia, e por isso mesmo cada uma delas será traçada com muito mais cuidado.
Esse modelo permite o monitoramento de cada processo individualmente, e por isso mesmo, e se algum deles não estiver funcionando, fazendo com que o cliente não chegue ao fundo do funil, é possível alterá-lo para alcançar resultados melhores.
Promover o relacionamento com o cliente também é uma excelente forma de otimizar oportunidades, afinal, se a sua equipe de marketing monitorou os resultados e percebeu que algum cliente ficou retido em uma das etapas do funil, é o momento de entender de forma personalizada o que houve, entrando em contato com ele para saber como potencializar o seu negócio.
Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o funil de vendas? Quer saber como traçar um plano estratégico personalizado para a sua clínica veterinária deslanchar? Entre em contato com a gente, a E-Vitrine Marketing pode te ajudar a buscar as melhores alternativas para o seu negócio!