O nicho de clínicas veterinárias é gigantesco, o que significa uma rede de concorrentes cada vez maior. Para se destacar é preciso uma verdadeira força tarefa, o que inclui aparecer nas redes sociais, cuidar do relacionamento com o cliente e não menos importante, investir em SEO. Saiba como melhorar o SEO da sua clínica veterinária e alavancar seu sucesso a seguir.
Já falamos bastante de SEO aqui no blog, mas é um termo que ainda causa muitas dúvidas. Search Engine Optimization trata-se de um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados do Google.
Falando dessa forma, pode até parecer simples mas a grande questão é como fazer um site ser encontrado com mais facilidade na imensidão da internet e em uma era em que a produção de conteúdo está no seu auge. Reparou no tamanho do desafio?
A importância do SEO está ligada diretamente a como o site da sua empresa será considerado rastreável pelo algoritmo do Google, ao ponto de ser exibido para o usuário como uma sugestão para que ele queira clicar.
Mas se você ainda não compreende direito como atrair clientes para a sua clínica veterinária com SEO, confira como o tráfego orgânico pode ajudar a sua marca nos tópicos a seguir:
Como você deve saber, devido à concorrência de um único nicho, os resultados existentes no Google podem ser infinitos. Com isso, até um site tornar-se rastreável pelo algoritmo de busca, pode ser que o processo leve um tempinho.
Mas com as técnicas corretas, à medida que você for postando novos artigos e conteúdos, a tendência é que os robôs do Google tragam cada vez mais tráfego para o seu site.
Uma das formas mais eficazes e simples de aplicar o SEO é por meio do Google Meu Negócio, ferramenta que já foi tema de um dos nossos artigos aqui do blog!
Ao cadastrar a sua empresa na plataforma, dados como endereço, categoria de serviço e fotos são adicionados e sempre que alguém pesquisar o nome da sua marca, um painel com essas informações será exibido logo na primeira página.
Assim, torna-se muito mais simples atrair pessoas para o seu estabelecimento.
Com o Meu Negócio, também é possível que os seus clientes deixem avaliações sobre a empresa e acessem diretamente o site oficial.
Quando o usuário faz uma busca na internet, ele está atrás de algum tipo de informação, e no nicho de saúde, com alguma frequência, as informações buscadas são relacionadas a dúvidas sobre doenças ou sintomas.
E sabendo do valor dessas informações para quem clica e as consome, o Google leva em consideração a experiência do usuário como fator de ranqueamento para SEO. Ou seja, quanto mais confiável e verdadeiro for o conteúdo do seu site, maiores são as chances dele ser exibido para o usuário final.
Outro fator importante são as diretrizes do buscador, que nada mais são do que as regras definidas pelo próprio Google que todo criador de conteúdo deve seguir. Isso porque não basta que um conteúdo seja apenas credível, mas ele deve ser também, atraente, intuitivo, recorrente e mobile-friendly.
Dessa forma, não se engane! A criação de conteúdo, seja em imagens, artigos ou vídeos, representa apenas uma parte do trabalho. A arquitetura do seu site também vai precisar de atenção se você quiser ranquear.
O caminho para atrair clientes para uma clínica veterinária por meio de SEO é árduo e envolve a utilização das estratégias corretas. Confira um pouco delas a seguir e saiba o que fazer para otimizar o seu conteúdo!
Um dos grandes pilares de uma estratégia de SEO é o uso correto de palavras-chave.
Em resumo, palavras-chave são os termos de maior relevância dentro de um conteúdo virtual. Por meio de ferramentas como Ubersuggest e Keyword Tool, por exemplo, é possível identificar quais são as palavras-chave mais pesquisadas para encontrar determinados conteúdos ou serviços veterinários. Inclusive, também é possível saber quantos sites da concorrência estão utilizando um mesmo termo.
Dessa forma, a partir dessa estratégia, quanto mais palavras-chaves de qualidade você conseguir incluir dentro do seu site, melhor para o seu ranqueamento!
Outra nomenclatura que devemos nos atentar neste universo de SEO é a otimização on page, que se refere a todos os elementos presentes dentro do site, principalmente títulos, links internos, imagens e URLs.
Lembre-se que a otimização deve ser geral e não apenas focada em um ou outro conteúdo, e certos elementos considerados on page de um site também contam para as diretrizes de qualidade do Google.
Já falamos anteriormente sobre o Google Meu Negócio, e como você notou, essa é outra excelente ferramenta, sobretudo para empresas locais.
Lembrando que o cadastro é gratuito, então crie um painel para a sua clínica veterinária, adicione fotos da fachada e da estrutura do lugar, e adicione o link do seu site para que usuários curiosos possam acessá-lo mais facilmente.
Aliás, seus clientes atuais também podem contribuir para o SEO da clínica veterinária. Ao final das consultas, peça para que os tutores avaliem o seu atendimento no Google Meu Negócio e aproveite para deixar claro a importância disso para o crescimento da empresa.
Por fim, mas nunca menos importante, produza conteúdos originais, frequentes e conte com uma equipe profissional de marketing e SEO para o desenvolvimento de um site amigável, que esteja sempre de acordo com as regras estabelecidas pelo Google.
Ainda com dúvidas sobre como melhorar o SEO da sua clínica veterinária? Fale com a E-Vitrine Marketing, nossa equipe pode ajudar a sua clínica a alcançar muito mais clientes