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31 de Maio 2023

Por que investir em SEO no marketing médico?

Saiba porque você deve investir em SEO para potencializar os resultados do seu negócio no Google!

Você já ouviu falar em SEO? Sabe o que significa essa sigla? No artigo de hoje, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema e entenda qual a vantagem da utilização do SEO para o marketing médico

Como funciona o SEO? 

SEO ou Search Engine Optimization refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas para que um site consiga aparecer na primeira página de resultados quando uma pesquisa é feita num buscador. Achou confuso? Calma que a gente te explica!

Um buscador ou mecanismo de busca é todo site que tem como objetivo trazer respostas sobre qualquer assunto, como uma enorme enciclopédia virtual. Atualmente, o buscador mais famoso do mundo é o Google. 

Assim, sempre que uma pesquisa qualquer é feita no Google, são exibidos resultados em uma série de páginas, sendo que é mais provável que as pessoas cliquem nos links da primeira página. 

Por isso, as marcas atualmente “brigam” para aparecer nela. Detalhe: todo esse ranqueamento é feito de maneira totalmente orgânica, ou seja, não é possível pagar por uma posição. 

Para conseguir ranquear e aparecer sempre à frente da sua concorrência, é preciso investir numa boa estratégia de SEO

Por que investir nisso? 

Mas como ter certeza que seu site vai mesmo aparecer na primeira página? Essa é uma dúvida bem comum, já que quem decide o que vai ou não rankear é o algoritmo do próprio Google. 

Vários profissionais de SEO tentam entender melhor como essa seleção é feita todos os dias, mas por ora, tudo o que sabemos que funciona para alavancar um site de forma orgânica são algumas táticas. Confira a seguir algumas delas:

Uso de palavras-chave relevantes 

Uma das principais tarefas envolvendo SEO é trabalhar o uso correto das palavras-chave. Por meio de ferramentas específicas, é possível checar quais são as palavras-chave mais rentáveis para um determinado nicho ou negócio, aumentando consideravelmente as chances de um site rankear na primeira página. 

Produção de conteúdo 

A produção de conteúdo está intimamente ligada ao SEO. Textos, vídeos e até imagens podem ser otimizados para aparecer com mais destaque no mecanismo de busca, sempre focando em um conteúdo que seja original, credível e demonstre a autoridade de uma marca. 

Otimização On e Off-page

Falando em conteúdo, costumamos levar em consideração apenas o corpo do texto no caso de um artigo, mas você sabia que quando falamos de como funciona o SEO, todos os elementos de um site são considerados conteúdos? 

Dessa maneira, não basta ter um post bem escrito e uma boa frequência, mas o design, a disposição de informações, o quanto uma página é mobile-friendly… tudo conta para conquistar a confiança do Google, e por consequência, um melhor posicionamento. Esse trabalho integrado envolvendo todos os elementos presentes dentro de um site é chamado de otimização on page

Já a otimização off-page é tudo aquilo que é trabalhado por fora do site, como divulgação de um conteúdo nas redes sociais e conquista de backlinks.

Construção de bons sites 

Aliás, a construção de um bom site é outra tarefa que envolve SEO, principalmente a parte mais técnica. Elementos que muitas vezes são ignorados num contexto mais geral, como URL, tags e programação, são otimizados para reforçar mais uma vez, a confiabilidade de uma página. 

Motivos para investir em SEO

Vamos enfim para o tópico que te trouxe até aqui! Veja a seguir alguns bons motivos para investir em SEO, principalmente no marketing médico

Conquistar lugar na primeira página do mecanismo de busca 

Com a união das principais técnicas de SEO, torna-se muito mais fácil conquistar lugar na primeira página do Google. Invista nesta técnica e espere os resultados!

Fácil de mensurar 

Da mesma forma que é preciso acompanhar as métricas do Instagram ou do YouTube de uma marca, mensurar os resultados de SEO também é necessário. Ferramentas como o Google Search Console mostram um panorama completo de dados envolvendo por exemplo, a taxa de impressões, CTR média e posição no buscador. 

Tornar-se autoridade em um nicho 

À medida que um site é organizado e preparado para ser lido pelo algoritmo de buscas, quanto mais a marca avança para a primeira página e recebe cliques, maior é a sua autoridade, fator esse, aliás, que é levado em consideração pelo Google no rankeamento. 

Por isso, saiba que aparecer na primeira página de buscas é também um sinônimo de qualidade. 

Atrair tráfego orgânico 

As técnicas de SEO estão entre as principais responsáveis por trazer tráfego orgânico de qualidade para uma marca, pois do outro lado da equação estão os anúncios pagos. 

O tráfego orgânico recebe esse nome pois a tração de clientes baseia-se inteiramente nos interesses de uma audiência e não na segmentação feita a partir da exibição de anúncios. 

Se uma quantidade significativa de pessoas clica em um determinado conteúdo de um site por conta de buscas feitas pelos próprios usuários, isso os qualifica como tráfego orgânico. 

Ainda tem alguma dúvidas envolvendo SEO no marketing médico? Entre em contato com a gente, a E-Vitrine Marketing pode te ajudar a buscar as melhores alternativas para a sua empresa!