O Google vem crescendo exponencialmente desde a sua criação e não apenas como o maior mecanismo de busca do mundo. Cada vez mais a plataforma oferece ferramentas que facilitem o dia a dia do usuário e um bom exemplo disso é o Google Meu Negócio.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponível gratuitamente para empresas e permite que, dentre outros detalhes, a corporação exiba seu endereço, horário de funcionamento e telefone de contato.
Apesar de ser bem conhecida por essa funcionalidade, essa ferramenta não se limita a apenas um benefício para empresas. Saiba quais as vantagens de cadastrar a sua clínica no Google Meu Negócio e como fazer isso em passos simples no próximo tópico.
Cadastrar a sua clínica no Google Meu Negócio traz uma série de benefícios para o marketing dela. Confira a seguir:
Mesmo que você não compreenda bem SEO (Search Engine Optimization), deve saber que a probabilidade do usuário clicar em sites que apareçam na primeira página do Google é muito maior, por isso, um lugar nessa primeira página é estritamente disputado.
Acontece que quanto mais elementos “clicáveis” um site tiver, maiores são as chances de um bom rankeamento de acordo com o algoritmo - o que significa aparecer na primeira página - e ter a sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio é uma ótima maneira de rankear.
Seu potencial cliente procura por um local de confiança para buscar atendimento, principalmente se for relacionado à saúde. Dessa forma, ter um card com o nome, o endereço e o telefone da sua clínica aparecendo como uma sugestão do Google, antes mesmo que o usuário precise clicar no seu site para conhecer a sua empresa, é simplesmente outra maneira de aumentar a credibilidade da marca, e o melhor de tudo: sem gastar nada.
Estabelecimentos cadastrados no Google Meu Negócio também têm chance aparecer como sugestão pelo Google Maps, para pessoas que moram próximas à empresa.
Com essa ferramenta, torna-se muito mais fácil centralizar e editar as informações da empresa a qualquer momento, por meio de um painel bastante intuitivo e que permite postar inclusive, atualizações do negócio.
Permite que seus clientes façam avaliações e aumentem a credibilidade da sua marca
Outro item que vale o cadastro no Google Meu Negócio é a possibilidade de receber avaliações dos clientes, que ficam diretamente relacionadas ao histórico da marca no painel exibido na primeira página do buscador.
É simples cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio, basta ter uma conta gmail. Acompanhe o passo a passo:
1. Para criar o perfil da sua empresa, acesse o site oficial e clique em “gerenciar agora” .
2. Depois, preencha corretamente o formulário com os dados sobre a empresa, como nome, país, endereço e categoria de serviço.
3. Antes de prosseguir, aceite os termos de serviço e confirme as informações.
4. O Google precisará confirmar sua criação de conta por meio de um código de verificação enviado por SMS. Após a confirmação, sua conta no Google Meu Negócio está criada!
Com a sua conta no Google Meu Negócio criada, agora é o momento de desenvolver uma boa estratégia para atrair mais clientes. Lembre-se que esse ativo é apenas mais uma ferramenta de marketing e sua eficácia depende diretamente de como ela será aplicada num contexto geral.
Veja a seguir quais medidas você pode tomar para alavancar a sua clínica com o uso correto dessa ferramenta.
Agora que os seus clientes podem te encontrar com muito mais facilidade com o Google Meu Negócio, lembre-se que ele é praticamente uma extensão do seu site, o que significa que qualquer mudança no telefone de contato ou de endereço devem ser atualizados o mais rápido possível.
Seja na recepção, no WhatsApp, no direct do Instagram ou nas mensagens do Google Meu Negócio, não é de bom tom deixar o cliente sem resposta. Fique de olho nos chats diariamente para responder a qualquer dúvida ou reclamação, sempre mantendo a cordialidade.
Você sabia que é possível fazer postagens pelo Google Meu Negócio também?
Ao logar no e-mail utilizado para criar a conta no Google Meu Negócio e acessar o seu painel, você pode incluir informações como imagens, vídeos e links para as redes sociais ou para o site oficial da sua clínica, enriquecendo ainda mais o perfil da empresa na primeira página do buscador.
Ao finalizar uma consulta, peça para que os clientes avaliem a sua clínica no Google Meu Negócio. Explique o passo a passo e ressalte a importância dessa avaliação para a empresa.
Vários usuários que ainda não conhecem o seu trabalho podem entrar em contato devido às avaliações disponíveis no painel de informações da empresa. Para que essa etapa dê certo, lembre-se que o atendimento de qualidade e focado nas necessidades individuais e experiência de cada cliente é fundamental. Foque nisso!
Ainda tem alguma dúvida envolvendo o Google Meu Negócio? Quer saber como fortalecer suas estratégias de marketing? Entre em contato com a gente, a E-Vitrine Marketing pode te ajudar a buscar as melhores alternativas para a sua empresa!